Chico Buarque

Como

deu o nome a
banda Radiohead

Tudo começou com uma música

Na canção 'O Último Blues' de Chico Buarque, lançada em 1985, o personagem da letra vê uma mulher dançando blues em seu quarto. Por ser imaginação, Buarque diz na faixa que a cena acontece em sua 'Rádio cabeça'.

 'O Último Blues' rodou o mundo

Na época, o vocalista David Byrne, da banda Talking Heads, ouviu a canção e adorou a expressão. No ano seguinte, escreveu a música 'Radio Head' do disco True Story (1986).

A influência perdurou por anos

Anos mais tarde, em 1991 na Inglaterra, uma banda chamada 'On a Friday', começava a fazer sucesso. Porém, após assinarem com uma gravadora, a empresa pediu para os britânicos mudarem o nome do grupo.

Telefone sem fio

A banda passou a se chamar Radiohead, inspirado no título da canção dos Talking Heads. E assim surge uma influência indireta do cantor brasileiro com a banda britânica.

Chico Buarque
comenta a inspiração

Ao ser perguntado pela Rolling Stone Brasil em 2011 sobre a música brasileira fora do país, Chico afirmou que a influência internacional existe de outra forma.

Até brincou

Phil Selway, baterista do Radiohead presente na conversa, ficou no banco de reservas e Chico Buarque disse: 'Escuta, não fica aí de cara feia porque o nome da sua banda é roubado de uma música minha'.

Questão cultural?

David Byrne ouviu a 'rádio cabeça' que contém o verso 'na Rádio Cabeça', quando foi lançado o disco Ópera do Malandro (1985). Ele deve ter achado que era uma expressão que se usava muito no Brasil e fez a música lá dele, que deu origem ao Radiohead.

 Como Chico Buarque deu o
nome a banda Radiohead

LEIA MAIS!

CLIQUE AQUI

deu o nome a
banda Radiohead

Créditos: Divulgação/tenor
Texto: Fernanda Decaris
e Felipe Grutter
Edição: Gustavo Correia
Supervisão: Vitor Balciunas

CLIQUE AQUI